terça-feira, 16 de outubro de 2012

Tesouro dos tesouros

É comum, e até óbvio, dizer que o bem mais precioso de um homem é sua mente.
Meu objetivo é ir um passo abaixo: o que há na mente de mais precioso a um homem?

Sem levar em consideração todas as características da mente (o que seria impossível), eu me arrisco a dizer que o fator da mente mais importante para o homem é a atenção.

É através da atenção a algo que sua percepção é ativada e consegue analisar a realidade, independente se esta realidade seja um problema de matemática, uma conversação ou um beijo em um momento íntimo. Uma palavrinha tão simples, mas que foge rapidamente das nossas mãos.

"Foco, foco, foco..."

Existem mantras, métodos, rituais e outras coisas do tipo que servem para que sua atenção mantenha-se "atenta". Meditação e orações podem ser vistas como apenas um jeito de manter sua mente focada em algo simples, para que sua atenção sinta-se livre depois para captar o que for necessário, o que aparecer pela frente.

Tem um filme recente que fala sobre o assunto: "Limitless". O filme gira em torno de um fracassado escritor que encontra uma droga que pode "ativar 100% do cérebro" (aquela velha história que os seres humanos comuns só usam 9% da massa cinzenta e tal). Com isso, ele consegue prestar atenção em tudo e usar todas as informações captadas de maneira útil. Infelizmente a droga possui um efeito colateral muito forte e mata.

E você, pode dizer o quão está atento agora? Quantos detalhes fogem da sua percepção enquanto lê um texto?

4 comentários:

  1. Nem lembro o que comi hoje pela manhã. A falta de atenção em mim mesma tem me feito atentar mais a outros detalhes que antes não ligava.
    Tem um filme bem interessante, batido, mas interessante... Chama-se "Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças" com o Ace Ventura e a Rose. Quando puder, dá uma assistida prestando muita ATENÇÃO nos minúsculos detalhes (como a cor do cabelo da personagem principal que dá a ordem cronológica dos acontecimentos, por exemplo).
    "How happy is the blameless vestal's lot? The world forgetting by the world forgot. Eternal sunshine of the spotless mind, each prayer accepted and each wish resigned."

    Se cuida, Ferlósofo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou assistir, Speto. Não lembro-me de nenhum filme que você tenha recomendado que eu não tenha gostado.

      Excluir
  2. Muito boa análise.. a primeira coisa que lembrei lendo foi a história da 'lente'..
    todos vemos o mundo através da nossa lente, uns tem uma lente cor de rosa em frente aos olhos, outros tem uma lente cinza...
    pareço estar desviando o foco mas voce falou ' É através da atenção a algo que sua percepção é ativada e consegue analisar a realidade' e minha questão é ' como você analisa essa realidade?' e a resposta que procuro não é algo simples como ' copo meio cheio ou meio vazio ' ou ' otimismo e pessimismo'...
    sabemos que a forma como analisamos, absorvemos ou processamos tudo a nossa volta é uma forma exclusivamente nossa.
    duas pessoas podem vivenciar a mesma situação e interpreta-las de forma absolutamente diferentes, bem como podem ver a mesma cor sob o mesmo angulo e afirmarem ser uma cor diferente.
    de qualquer forma, tudo que vc falar ou pensar terá passado pela sua ' lente '...
    isso leva a muitas questoes como ' o que é a realidade? ' se cada um de nós tem sua propria realidade, das maiores coisas da vida até as menores e que passam despercebidas pela nossa atenção, todas elas são ' filtradas ' pela nossa lente que distorce tudo isso de uma forma que não sabemos como, pois estamos dentro disso. somos nós.
    o que eu quis dizer foi que concordo com vc, a atenção é um fator determinante pra quase tudo na nossa vida ( ou tudo) mas não somente a atenção, acredito que tão determinante para nossos pensamentos e conclusoes sobre as coisas é a nossa lente. a forma como vamos absorver, interpretar e aprender com cada situação, que é somente nossa, e, acredito eu, em ultima instancia não escolhemos nossa lente. não na maior parte do tempo. e ela faz quem somos. espero que tenha conseguido te fazer pensar em algo e acrescentar algo ao seu pensamento que deu origem a esse texto (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contribuiu sim, Mari.
      Essa história de "lente" remete a uma reflexão profunda... Senti minha atenção sendo puxada naturalmente pra dentro.
      Deveria prestar atenção nisso? Deveria deixar-me perder-se? Estou vivendo um momento tão prático e lógico que parece uma tentação deixar-se levar por abstrações desse tipo.
      Tá guardado comigo. :)

      Excluir