Amor e negócios.
Todos nós sabemos um pouco de amor e negócios. Alguns mais, outros menos. Meu objetivo é mostrar a relação que existe entre essas duas áreas do ser humano ocidental.
NEGOCIAÇÃO
O que caracteriza o negócio, é a negociação. "Negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo sustentável sobre diferentes idéias e necessidades" (Acuff, 1993). Ou seja, duas pessoas, com necessidades diferentes, que precisam chegar a um acordo sobre "dar e receber".
Tendo isso em mente, vocês já podem imaginar o "gancho" que eu quero fazer com o amor. O amor nada mais é que uma negociação, onde duas pessoas, que precisam uma da outra fazem para suprir sua necessidade, sem destruir a necessidade do próximo. Um bom negociador sabe oferecer bem o que tem, valorizando, assim, sua mercadoria.
Uma negociação saudável é aquela que supre a necessidade de ambos os negociadores e, se a demanda continua de ambos os lados, a negociação mantém-se ativa.
INVESTINDO EM UM NEGÓCIO
Todo negócio se inicia a partir de uma visão de oportunidade, assim como todo romance. Ao observar a realidade, o empreender encontra uma oportunidade, assim como toda pessoa enxerga a necessidade de amar e ser amada. Em seguida, caso o interesse seja muito grande, o empreender procura um parceiro para investir na idéia, assim como procuramos alguém para dividir nossas vidas, quando sentimos a necessidade.
Encontrado alguém a sua altura, o empreendedor apresenta a idéia do negócio para o parceiro, o qual vai decidir ou não investir no negócio. No amor não é diferente. Um homem flerta com uma mulher, com o intuito de construir um negócio (chamado amor) que seja rentável para os dois. A mulher decide ou não investir na idéais (vale ressaltar que os papéis podem se inverter!).
O negócio pode durar anos, se for benéfico para os dois, como pode durar dias ou até nunca acontecer, caso algum dos dois não compre a idéia.
"I'm a business man. Love is my big business."
Concordo que no começo das relações amorosas funcione assim e que a demanda tem que prosseguir de ambas as partes pra que o negócio continue dando retorno. Mas depois de um tempo, caso a relação seja saudável, ou melhor do que isso, a relação constrói coisas que ligam muito mais intensamente as duas pessoas do que a simples troca de favores. Assim que eu me sinto com a minha namorada.
ResponderExcluiracho estranha essa comparação, essa visão de interesses sobre o romance. eu acho q confundir romance com amor tbem é grave. o amor é a vibração aglutinadora de todo o universo, não se delimita ao romance. sei q esse uso já está plasmado à palavra, mas temos q combate-lo a meu ver.
ResponderExcluir