quinta-feira, 7 de maio de 2009

Tudo depende do ponto de vista, como seria o mundo sem ele?

Certo ou errado, verdade ou mentira, bonito ou feio, forte ou fraco, alto ou baixo. Todas essas comparações precisam dos dois elementos para existir: o que seria do bonito sem o feio como referência?

Por isso, não quero dizer "verdades", apenas pensamentos. A mente humana parece ser escrava do ponto de vista, pois não consegue ver as coisas com neutralidade ou transparência(até isso seria um ponto de vista).

A palavra que determina o ponto de vista é a cultura. Nunca veremos a realidade, mas sim a visão de mundo que nos foi imposta, assim como o tom de cor vermelho de uma caneta, por exemplo, é considerado vermelho(e ái de quem duvidar, não é?).

O problema é que: quem não tem um ponto de vista(seja ele em forma de opinião ou ideologia) é, grotescamente, julgado como ignorante. Com isso, as pessoas querem explicações sobre tudo! Assim eu concluo que apenas o momento presente é algo "real" pra mim.

4 comentários:

  1. chorei i.i..
    Muito bem posta a idéia do "ponto de vista". Na minha concepção acho que todo mundo tem um, só não tem coragem de expor.

    ResponderExcluir
  2. "Um ponto de vista é só a vista a partir de um so ponto". Me disseram isso uma vez e achei genial. Mas é só outro ponto de vista

    ResponderExcluir
  3. Belas palavras...
    Tb acredito que todos tem sua opinião, só que somente a constroem sobre aquilo que lhe interessa ... alguns são estimulados a pensar sobre uma universalidade de assuntos e assim constroem muitas opiniões, outros se limitam ao "feijâo com arroz". E sinceramente não os acho "ignorantes", apenas não estimulados.

    Adorei, genial " um ponto de vista é só a vista a partir de um só ponto"!!

    E assim vamos, examinando, pensando e chegando a nossa conclusões.
    beijos

    ResponderExcluir